Acadêmica
Goiana Vieira da Anunciação
3ª Titular
Cadeira:
13
Currículo
O ambiente familiar, repleto de arte foi determinante para que muito precocemente, o talento e a musicalidade de Goiana Vieira da Anunciação aflorassem, iniciando sua trajetória musical. Aos dois anos de idade já se destacava em apresentações familiares e aos oito anos cantava no coral da igreja de sua cidade. Aos treze anos iniciou as apresentações em casamentos e solenidades.
Natural de Piracanjuba, região sul de Goiás onde fez seus primeiros estudos, aos vinte anos veio para a capital do estado e foi estudar no Lyceu de Goiânia, onde teve revelada sua alta capacidade e qualidade artística, como Soprano Coloratura, uma das mais raras e difíceis vozes do canto lírico. Concluiu o Curso Normal no Instituto de Educação e ingressou como solista no Coral da Universidade Federal de Goiás – UFG, onde fez Graduação em Canto e Licenciatura em Música. Foi aluna das renomadas Professoras Honorina Barra, Heloisa Barra Jardim e Maria Lucy Veiga Teixeira. Em 2005, representou a cidade de Goiânia, emprestando sua voz e seu talento em uma missa cantada na clássica Igreja de Madeleine (Église de la Madeleine), uma das mais famosas de Paris, França.
É Cofundadora e foi Professora do Centro Livre de Artes – CLA, da Prefeitura de Goiânia, e professora no Centro Cultural Gustavo Ritter, com a disciplina História da Música, é pós-graduada em Planejamento em Música. Membro efetivo e correspondente de diversas academias de letras e artes, dentre elas a Academia Piracanjubense de Letras e Artes, em Goiás, onde foi presidente no biênio 2015/2016. É Sócia honorária do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás – IHGG e membro da Associação Goiana de Imprensa – AGI.
Em agosto de 2023 foi eleita para a Academia Feminina de Letras e Artes de Goiás – AFLAG, onde ocupará a cadeira de número 13, cuja Patrona é Genezy de Castro e Silva.