Acadêmica
Sônia Marise Teixeira Silva de Souza Campos
2ª Titular
Cadeira:
04
Currículo
Sônia Marise Teixeira Silva de Souza Campos, ou simplesmente Sônia Marise, conforme artisticamente assina, é natural de Goiânia, Goiás, filha de artistas, mãe, pintora (Dag França) e pai, músico, (Atinil Silva).
Tomou posse no dia 08.08.2024.
É casada com Lázaro Campos, mãe de Paula Beatriz e Leonardo, e avó de Sophia, Gustavo, Maria Luísa e Rafael. Completou o ensino médio em Jataí, Goiás, nos Colégios Nestório Ribeiro e Nossa Senhora do Bom Conselho.
Graduou-se me Letras (português, francês e literaturas correspondentes), pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) e em Direito pela Universidade Federal de Goiás (UFG), onde também cursou especializações em Direito Civil, Direito Penal e Direito Processual relativo às duas áreas.
Atuou profissionalmente na docência de língua portuguesa em estabelecimentos públicos e privados da capital e do interior, bem como em cursos profissionalizantes de língua portuguesa aplicada (SENAC e a então Escola Técnica Federal de Goiás, programa PIPMO, preparação de mão de obra especializada).
Como advogada, foi procuradora jurídica da então CELG – Centrais Elétricas de Goiás S.A, atuando no Contencioso cível amplo, e incluindo a área de pareceres.
Foi Conselheira da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional de Goiás, integrando importantes comissões, notadamente relativas à mulher e ao advogado empregado.
Escrevendo desde a adolescência, embora tendo seu texto reconhecido (conto e poesia), constantes de coletâneas locais, muitos deles premiados, sua publicação solo só aconteceu na maturidade. Iniciou-se com a Trilogia Escritos do Baú, com Guardados, Poemas (2005), Outros Guardados, prosa (2012) e Achados & Perdidos, prosa e poesia (2016), todos pela Cânone Editorial.
Em 2024 lançou Confissões de uma Caneta Sensível e Malcriada, seu mais recente título, pela mesma editora.
Atualmente segue trabalhando Cartas do Século Passado.
Integrante da UBE-GO (União Brasileira de Escritores), e da AGI - Associação Goiana e Imprensa, assina artigos para jornais e outras publicações. Escreveu, produziu, dirigiu, roteirizou e fez locução de produção audiovisual contextualizada (temáticas diversas) em episódios disponibilizados em seu canal do Youtube, criado por ocasião do isolamento social severo em razão da pandemia da COVID-19 – https://www.youtube.com/@soniamarise5784.
Divide seu tempo entre Goiânia, Palmas e Gurupi, no Tocantins, estado onde a família também tem residência, terra natal de seus netos que lá residem com seus pais, veraneando sempre que possível nas praias do maravilhoso Rio Tocantins, notadamente em sua margem esquerda, apaixonados que são pela Praia do Peixe, local que, por feliz coincidência, remete à ANA BRAGA, acadêmica e co-fundadora da AFLAG, patrona e titular da cadeira nº 4.
Tem habilidades na oratória e interpretação, ferramentas que utiliza, sobretudo, na concepção de personagens diversos, destinados ou não ao universo infantil.
Concilia a literatura com a música, tendo produzido e gravado um trabalho musical solo (CD), não comercial, para treinamento de língua italiana, idioma adotado pelo Coro Italiano Toscanelli da Associação Italiana de Goiás do qual é integrante.