Acadêmica
Marisa de Castro e Silva Machado
Acadêmica Honorária e 2ª Titular
Cadeira:
13
Currículo
TITULAR DA CADEIRA 13 (Segunda Ocupante) MARISA DE CASTRO E SILVA MACHADO, de Goiás Velho, Cidade de Goiás, Goiás, 01.05.1934, escreveu, entre outros, A NOITE AMANHECEU EM MIM (Bilíngie-2002), sem dados biográficos completos e sem qualquer outra informação ao alcance da pesquisa, via texto editado.
Filha de Colemar Natal e Silva e Genezy de Castro e Silva. Após os estudos primários em sua terra natal, deslocou-se para outros centros, onde também estudou.
Professora de Literatura Francesa, no Instituto de Ciências Humanas e Letras, da Universidade Federal de Goiás. Professora de Didática Especial de Francês, na Universidade Católica de Goiás. Foi Professora da Aliança Francesa de Goiânia, bem como em Brasília.
No Concurso Nacional de Poesias, com promoção da ABRACE, obteve o 3º lugar, com o livro inédito CLAREIRA.
Apesar de sua importância, não é mencionada no DICIONÁRIO ENCICLOPÉDICO DE GOIAS (1984), de Lisita Junior, não é referida no DICIONÁRIO HISTÓRICO-BIOGRÁFICO BRASILEIRO (2001, 5 volumes, 6.211 páginas), da Fundação Getúlio Vargas e nem é convenientemente referida, em nenhuma das enciclopédias nacionais, Delta, Barsa, Larousse, Mirador, Abril, Koogan/Houaiss, Larousse Cultural, etc.
Estudada no DICIONÁRIO DO ESCRITOR GOIANO (2006), de José Mendonça Teles.
Na Academia Feminina de Letras e Artes de Goiás está no quadro de Titulares, Cadeira 13, tendo tomado posse em 30.11.2006, Com 72 anos de idade.