Jubileu de Ouro
Data do evento: 01/11/2019
Publicado em 01/11/19
Aflag ganha sessão solene da Câmara pelo jubileu de ouro
Uma sessão solene da Câmara Municipal de Goiânia, realizada extraordinariamente no auditório do Tribunal de Justiça nesta terça-feira (11/nov), homenageou a Academia Feminina de Letras e Artes de Goiás (Aflag) pelo seu 50º aniversário. O evento, proposto pelo vereador Anselmo Pereira, contou com apresentações do quarteto de cordas da Orquestra Filarmônica de Goiás e do cantor Marcelo Barra.
A Aflag foi fundada em 9 de novembro de 1969 pelas escritoras Rosarita Fleury, Nely Alves de Almeida e Ana Braga. Segundo a atual presidente da entidade, Maria Elizabeth Fleury Teixeira, o objetivo da entidade é contribuir na preservação do patrimônio cultural do Estado, abrangendo diversos segmentos artísticos e humanísticos, como a literatura, pintura, escultura, música, dança, teatro e outros.
Maria Elizabeth Fleury se disse honrada por dirigir a entidade nesse momento, 50 anos depois de ter ajudado sua mãe, Rosarita, na organização da solenidade de posse das primeiras acadêmicas da Aflag. A presidente destacou a importância da entidade durante as últimas cinco décadas, contribuindo para a preservação da memória cultural do Estado.
O vereador Anselmo observou que a primeira ideia de criação de uma academia de letras em Goiás partiu de uma mulher, Eurídice Natal e Silva, em Vila Boa, antiga capital do Estado, em 1904. A entidade durou pouco, quatro anos, mas o sonho de Eurídice seria concretizado por Rosarita, Nely de Almeida e Ana Braga mais de 60 anos depois. Para o vereador, essas mulheres promovem uma verdadeira emancipação feminina por meio das artes, elevando o campo intelectual de todo o Estado de Goiás. “Elas representam a luta histórica das mulheres goianas para conseguir se impor na sociedade e na literatura, num ambiente em que apenas os homens tinham voz”.
Para fazer a saudação em nome da Aflag, foi escolhida uma das acadêmicas pioneiras, titular da cadeira 19, a escritora Lena Castello Branco. Ela lembrou que as três mentoras convidaram para compor o quadro de associadas as mulheres que mais representassem as letras e artes de Goiás. Lena historiou o desenvolvimento cultural em Goiás desde a ocupação da região pelos portugueses para a extração de ouro até os dias de hoje, dando especial destaque à inserção da mulher na vida social e cultural da comunidade.
Ao final da solenidade, a Aflag homenageou personalidades que têm incentivado suas atividades culturais. O escritor Hélio Moreira recebeu o Troféu Papyrus, enquanto os desembargadores Walter Carlos Lemes (presidente do TJ-GO), Ney Teles de Paula e Itaney Campos, o deputado Thiago Albernaz, o vereador Anselmo Pereira, o escritor Bento Alves Curado e o empresário Antônio Almeida receberam o troféu Medalhão. O vereador Anselmo também homenageou todas as acadêmicas da Aflag com o Certificado de Honra ao Mérito da Câmara Municipal de Goiânia.
Galeria de fotos
Mais Eventos
Publicado em 17/10/24
Outra Vez Primavera
Publicado em 20/09/24
Celebração do Centenário de nascimento de Marilda Godoy Carvalho
Publicado em 16/09/24