Acadêmica
Elizabeth Abreu Caldeira Brito
Atual Presidente 2023 à 2025
Cadeira:
8
Currículo
Titular da Cadeira nº 08 da AFLAG, segunda ocupante cuja Patrona é a musicista Dalva Maria Pires Machado Bragança . Tomou posse em 18/12/2013.
É Mestra em Letras e Críticas Literárias pela PUC - GO, Professora e Psicóloga pós-graduada, Sócia Titular do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás (é a 3ª vice-presidente). É membro da União Brasileira de Escritores – Sessão Goiás, UBE-GO; da Associação Nacional de Escritores, ANE e da Associação Goiana de Imprensa, AGI. É presidente da Academia Feminina de Letras e Artes de Goiás - AFLAG.
Pertence à Academia de Letras do Brasil – ALB; Academia Goianiense de Letras – AGnL; Academia de Letras e Artes de Inhumas – ALCAI; Academia de Letras do Nordeste Goiano – ALANEG, Academia Trindadense de Letras, Ciências e Artes – ATLECA e Academia Belavistense de Letras Artes e Ciências – ABLAC, dentre outras.
Recebeu o Prêmio Personalidade do Ano 2022, pela Editora Mágico de OZ, o Título de Liderança Destaque de 2019 da PUC-Goiás, o Diploma de Destaque Cultural do Ano-2009, do Governo de Goiás; a Medalha Regina Lacerda - Folclore, da UBE-GO, 2009 e o Troféu Buriti - 2017, da Secretaria Municipal de Cultura de Goiânia, a Comenda do Mérito de Cultura Júlio Vilela - 2006, da Câmara Municipal de Goiânia. Participou de encontros Culturais e/ou científicos no Chile, Peru, Argentina, Equador, Portugal, Espanha e Itália. É “Doctor Honoris Causa” pela República del Perú e Universidad Peruana de Ciências e Informática. É verbete em alguns trabalhos críticos goianos, e, também, na obra de alcance nacional “Dicionário de Mulheres”, de Hilda Agnes Hübner Flores. É autora de 16 obras, (6 orgs).
Foi articulista do jornal Diário da Manhã por 3 anos. Manteve, nesse mesmo jornal, a página semanal Oficina Poética, de 2012 a 2019. Foi Presidente do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de Goiânia. É ex-conselheira do Conselho Municipal de Cultura de Goiânia.